Âmbito de Colaboração PC-EeE – Check list para Reabrir Escolas Uma resposta coordenada para que as crianças retornem à e

O fechamento prolongado de escolas em resposta à pandemia da COVID-19 tem tido efeitos adversos na proteção, bem-estar e aprendizado das crianças. A reabertura de escolas fornece não somente a aprendizagem, mas também a oportunidade crucial de abordar os riscos da proteção e o bem-estar das crianças vividos durante períodos de confinamento e, mais do que nunca, exigirá uma forte colaboração entre os setores de educação e proteção da criança.
Este check list propõe medidas a serem tomadas pelos setores de Proteção da Criança – PC (CP Child Protection, na sigla em inglês) e Educação em Emergências – EeE à medida que as escolas se preparam para reabrir, com o fim de garantir uma resposta coordenada para as crianças que retornam à escola. Deve ser lido em conjunto com o Âmbito de Colaboração PC-EeE (a ser publicado), e a Folha de Dicas para a Colaboração PC-EeE durante a COVID-19. Embora o foco deste documento seja as considerações de PC durante a reabertura da escola, as colaborações com outros setores, como Saúde e Água, Saneamento e Higiene (WASH, na sigla em inglês), também serão críticas neste momento.
Este check list fornece uma lista -não exaustiva- de ações sugeridas para coordenar a inclusão de considerações sobre PC durante a reabertura da escola. As Seções 1, 2 e 3 sugerem ações para abordar três questões principais durante a fase de reabertura da escola; a Seção 4 fornece um cronograma indicativo para a incorporação de considerações sobre PC antes da reabertura das escolas, durante a reabertura e enquanto as escolas são reabertas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.